Translate

domingo, 18 de outubro de 2020

Corrupção e Poder


“De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos  dos maus o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto.” ( Rui Barbosa em discurso no Senado Brasileiro em 17.12.1.914)

Poder: Dispor de forças ou autoridade. Direito de deliberar, agir e mandar. Domínio, força. O governo de um Estado.

Corrupção: Devassidão, depravação. Suborno. Ato ou efeito de corromper (Dicionário da Língua Portuguesa, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira)

A corrupção corrói a dignidade da sociedade, contamina e compromete gerações futuras. O dinheiro desviado traz o abandono, gera desemprego, estimula a formação de quadrilhas e do crime organizado. Os corruptos, pessoas sem moral, sem princípios, cujas ações afetam as regras de conduta social e convivência humana, devem ser banidos pela força do voto. A corrupção passiva, a corrupção ativa, o superfaturamento de obras públicas, a cobrança de propina, a cobrança indevida de comissões e a famosa “caixinha”, causam profunda repercussão econômica e afetam a qualidade de vida da população. A corrupção pode e deve ser combatida com os instrumentos de uma sociedade civilizada: memória e voto consciente compõem os ingredientes para fazer de um País uma grande Nação.

Podemos listar outros tantos crimes como o de prevaricação, falsidade ideológica, suborno, extorsão, apropriação indébita, tráfico de influência, sonegação fiscal, formação de quadrilha, etc. O nepotismo também é uma forma de corrupção. Apenas para exemplificar: há suspeitas de homicídios praticados por desafetos por conta de projetos contra o nepotismo aprovados em Câmaras Legislativas como foi o caso ocorrido no centro do Município de Carpina, Zona da Mata no Estado de Pernambuco.

Existe a corrupção estrutural embutida no próprio sistema político eleitoral brasileiro que precisa de urgente reforma política. Uma reforma política que aprimore os institutos da democracia representativa e favoreça os institutos da democracia direta, participativa e deliberativa.

Existe relação clara entre corrupção e pobreza. Se há corrupção, não há como ter uma sociedade que lute pelo desenvolvimento. A corrupção contamina todos os direitos básicos: o direito à vida, à alimentação, direitos civis e políticos. A corrupção está na base de várias violações”. (Nigeriana Christy Mbony – Relatora Especial da ONU, 23.08.2006)

Os índices de corrupção têm relação direta com os índices de desigualdade – quanto maior a desigualdade, maior a corrupção.

Conscientizar o cidadão, fortalecer as instituições e consolidar a democracia, são os objetivos supremos das entidades civis. A sociedade clama pela transparência e pela ética. Desvios de recursos causados pelos corruptos geram quebra do orçamento e déficits crônicos. É necessário pois, mudança profunda de hábitos políticos administrativos em respeito à cidadania.

                           Lucrecia Anchieschi

                                                                 luanchieschi@uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem com H

Assisti há dias no Teatro Santander o belíssimo espetáculo "Ney Matogrosso - Homem com H" interpretado magnificamente pelo ator Re...