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terça-feira, 8 de setembro de 2020

Educação e Força Social

                                            


Se a Educação pudesse falar, ela provavelmente diria: “Tenho que compreender quão limitada me obrigam a ser, dados os limites políticos que não me permitem ultrapassar”. (Professor Paulo Freire – Ex-Secretário de Educação do Município de São Paulo – Estado de São Paulo/ Brasil)

O matemático e filósofo Pitágoras ensinava que era necessário educar as crianças para não se ter que punir os adultos. Florestan Fernandes por sua vez, acreditava que um povo educado não aceitaria as condições de miséria e desemprego como as que vivenciamos no Brasil e em grande parte do Mundo. À Revista Nova Escola em 1.991 dissera que A escola de qualidade não é redentora da humanidade, mas um instrumento fundamental para a emancipação dos trabalhadores.”

Dizia que o Brasil era atrasado em relação à cultura cívica – compromisso em torno do mínimo interesse comum – por dois motivos: primeiro, porque estimularia as massas populares a participar politicamente e segundo, porque ao mesmo tempo, tiraria das classes dominantes a prerrogativa de fazer tudo o que quisessem, sem precisar dar satisfações ao conjunto da população.

Foi da retomada de princípios pedagógicos proclamados por Confúcio, que antes de Cristo afirmava: ”sei, porque faço” e de pioneiros da Escola Nova no Brasil advogando a tese “para saber é preciso aprender fazendo”, que surgiu há dezenas de anos o Centro Integrado Empresa Escola (CIEE) que ao introduzir o estágio, vem revolucionando pedagogicamente a educação brasileira neste Século XXI.

O estágio fez a ponte entre a escola e a empresa, tendo dado início ao rompimento do divórcio entre estudo e trabalho”. (Professor Dr. Paulo Nathanael Pereira de Souza – Ex-Secretário de Educação de São Paulo)

 A paixão de formar caracteriza-se por um movimento psíquico que se mantém internamente, apesar de todas as instabilidades externas que se vincula à realidade”. (A Paixão de Formar – Maria Cecília Pereira da Silva – Artes Médicas).

O Brasil só conseguirá avançar no capital social, quando houver melhorias na educação.  Estudo do Banco Mundial aponta como fator de deficiência brasileira o Ensino Básico precário que resulta em profissionais pouco qualificados, universidades distantes do setor produtivo e voltadas tão somente para o conhecimento mais teórico do que prático.

O papel da Educação é fundamental no enfrentamento dos atuais desafios da humanidade: o crime organizado, as guerrilhas, o terrorismo, o tráfico (drogas, crianças, mulheres, armas, animais...) e os movimentos extremados de grupos religiosos e racistas.

                                                                                Lucrecia Anchieschi

                                                                                www.apenasumacidada.blogspot.com

 



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