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segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Inteligência Emocional

 


“Inteligência Emocional é um conceito em psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.” (Wikipédia)

O autoconhecimento na prática desenvolve habilidades sócio-comportamentais levando-nos a nos conhecer melhor e a explorar nossas habilidades com maior consciência. Importante é controlar emoções como a raiva, a inveja e, não só olhar dentro de si mas, enxergar o outro.

Ter Inteligência Emocional é o caminho para o sucesso: saber lidar e encarar seus sentimentos e emoções e as dos outros também.

Inteligência Emocional é relacionada a “Inteligência Social” criada por Daniel Goleman.  Aquele que consegue identificar e controlar suas emoções com facilidade é tido como um indivíduo emocionalmente inteligente e é beneficiado por ela.

São cinco os pilares da Inteligência Emocional:

1 – Auto conhecimento emocional – não somos robôs mas, seres pensantes. A emoção é intrínseca a cada um de nós.

2 – Controle emocional – não basta reconhecermos a existência de nossos sentimentos, é preciso saber lidar com eles. Quem não possui real domínio da sua vida pode estar totalmente dependente das suas emoções.

3 – Automotivação é a capacidade de redirecionar um sentimento a fim de obter ganho pessoal, portanto manter a serenidades e a calma.

4 – Empatia. Perceber que o outro também tem emoções e que precisam ser respeitadas para que nasçam relações sinceras.

5 – Relacionamentos entre pessoas ou relacionamentos humanos, sem os quais, não existiria a vida em sociedade e todos os elementos positivos e negativos que esse compartilhamento possibilita.

                               Lucrecia Anchieschi


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