É imprescindível que os projetos educacionais de nossas escolas não visem somente a formação intelectual e a formação para o mercado de trabalho, mas estimulem os alunos à participação em projetos que despertem a solidariedade, a fraternidade e o senso de justiça.
O aprender se dá no contexto entre um adulto atencioso e informado e um estudante que teve mente e coração tocados por um mestre. Esses mestres podem usar várias ferramentas: teoremas, saxofones, poemas, histórias de vida e até computação.
Por outro lado a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional coloca como uma das finalidades e objetivos da educação o desenvolvimento integral do educando e seu preparo para o exercício de uma cidadania plena. Reconhece, embora de forma tímida, a importância do pensamento crítico e reflexivo.
Assim, a escola deve se tornar um espaço democrático privilegiado no qual os educandos possam vivenciar, no seu cotidiano, o exercício efetivo da cidadania. Cabe aos educadores a missão de criar espaços pedagógicos que tornem possível o amadurecimento dessa intransferível prática de ensinar. Urge pois uma educação voltada para a prática da liberdade e o exercício da cidadania.
" Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo". (Malala Yousafzai)
Lucrecia Anchieschi
Coordenadora Político-Pedagógica da Policidadania
23.08.2021
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