Translate

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Para uma educação Cidadã

É imprescindível que os projetos educacionais de nossas escolas não visem somente a formação intelectual e a formação para o mercado de trabalho, mas estimulem os alunos à participação em projetos que despertem a solidariedade, a fraternidade e o senso de justiça.

O aprender se dá no contexto entre um adulto atencioso e informado e um estudante que teve mente e coração tocados por um mestre. Esses mestres podem usar várias ferramentas: teoremas, saxofones, poemas, histórias de vida e até computação.

Por outro lado a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional coloca como uma das finalidades e objetivos da educação o desenvolvimento integral do educando e seu preparo para o exercício de uma cidadania plena. Reconhece, embora de forma tímida, a importância do pensamento crítico e reflexivo. 

Assim, a escola deve se tornar um espaço democrático privilegiado no qual os educandos possam vivenciar, no seu cotidiano, o exercício efetivo da cidadania. Cabe aos educadores a missão de criar espaços pedagógicos que tornem possível o amadurecimento dessa intransferível prática de ensinar. Urge pois uma educação voltada para a prática da liberdade e o exercício da cidadania.

" Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo". (Malala Yousafzai)

Lucrecia Anchieschi

Coordenadora Político-Pedagógica da Policidadania

23.08.2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem com H

Assisti há dias no Teatro Santander o belíssimo espetáculo "Ney Matogrosso - Homem com H" interpretado magnificamente pelo ator Re...